terça-feira, 1 de maio de 2012

Qual será a real definição de música Pentecostal?

Hoje em dia existe um conflito de informação e também de definição do que seria uma música Pentecostal de verdade. Nos diferentes estados brasileiros e em cada região propriamente dita existem definições diferentes e é isso que vamos abordar agora.

Essa postagens nasceu depois de analisar vídeos do congresso 'Gideões Missionários da Última Hora' que aliás, não sei se é impressão minha ou os pastores por lá chamam o congresso de 'Gidiões'? [tenso] rsrs

A questão é que podemos analisar muitos cantores cantando louvores no estilo 'forró' com letra rapidinha e aquela musicalidade inconfundível. Parece que muita gente associa a imagem de música pentecostal com hinos de fogo e com forró, no final das contas acham que tudo é a mesma coisa.

Exemplo clássico. Quando Eliane Silva esteve na minha cidade e pediram um hino de fogo [pentecostal] ela cantou 'Vai explodir' que pra mim não é um hino pentecostal, é mais um forró do reteté como dizem por ai.

É meio complicado fazer essa analise, mas vamos recorrer às definições.  Música Pentecostal vem do pentecostalismo que é uma renovação de dentro do cristianismo, que coloca ênfase especial em uma experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo.

Pra mim Música Pentecostal é aquele louvor com 'pegada', letra forte/profética que arrepia quem ouve e faz sentir aquela presença única de Deus na nossa vida. Outro diferencial da música pentecostal é o arranjo da música que também vem mais pesado se for comparar com as chamadas canções de 'adoração'.

Exemplos típicos de grandes louvores pentecostais:

Palavras, Deus dos deses, Toca nas àguas, Resgate, Dia de Elias, Sete Trombetas, Casa Cheia, O Primeiro da Fornalha (Lauriete)

Manifestação da Glória, Terremoto Santo, Unção de Deus, Não nos prostraremos, Até o Fim, Olha Irmão(Elaine de Jeus)

Imagine, Vou Seguir, Hino da Vitória, Recompensa, Muita Unção, Minha Benção, Tremendo e Santo, Não negue a Jesus, Sinfonia de Louvor, Todo Poderoso (Cassiane)


Inédito, Vai ser só glória, Dois Ungidos, Três jovens e uma fornalha, Hei Noé, Som do meu povo, Pensamentos, É Deus na vida dele, Quase Meia-noite, Festa na sua casa, Assim sou eu, Carregado pelo espírito, Sê comigo (Vanilda Bordieri)

Projeto Santo, Deus tú és Santo, Fidelidade (Danielle Cristina)


Magnificado, Hosana (Ele veio), Por essa o inimigo não esperava, Dono da festa, isso é coisa pra Deus, Águas, Fenômeno de Glória, Médico errou, A lei do equilíbrio (Eliane Silva)

Pedra sobre pedra, Santidade, Deus do impossível, Eu quero ir pra lá, Abra os meus olhos, Herança, Santo(Jozyanne)

Deus que faz, Diário de um vencedor, É a sua vez, O inferno vai cair, Sabor de mel, A batalha do arcanjo, Apocalipse, Um novo vencedor, Sacrifício e Adoração (Damares)

E muitas outras que marcaram gerações e deixaram muita gente impactada com o poder de Deus. 

Sem contar nas canções que são tidas como de 'adoração' mas no fundo são verdadeiros pentecostais como 'Até tocar o Céu' da Eyshila que invadiu toda as igrejas pentecostais  e se tornou um dos louvores mais executados. Até o louvor 'Te Agradeço' do Diante do trono se tornou meio que um pentecostal por ter espaço garantido, até hoje, nas igrejas assim denominadas.

No final das contas terminamos o post sem uma definição exata sobre a música pentecostal por que desde que essa fale de Deus e atinja o coração do pecador arrependido a canção cumpriu seu papel e ai seja qual estilo for o objetivo de Deus fora alcançado e é isso que realmente importa. Mas como seguimos a linha letra forte + pegada instrumental + interpretação de arrepiar vamos continuar destacando os louvores que se encaixam nesses quesitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário